sexta-feira, 31 de julho de 2009

QUEM SOU

Nos sabemos que nesta nova era globalizada, a míd


Sou Neuza Terezinha Koerich, professora da rede Estadual de Ensino. Formada em Ciências Sociais e Pós-graduada em História e Geografia. Atualmente leciono essas disciplinas nas séries finais do Ensino Fundamental.

Afirmo, com certeza que a evolução tecnológica afeta, modifica e traz benefícios tanto para nossa vida pessoal, quanto para a profissional.

Nesta era globalizada, a informática está presente e faz parte da vida das pessoas e principalmente na educação. As tecnologias abrem novos caminhos e possibilidades para que todos busquem mais conhecimentos. As utilizações destes novos recursos podem facilitar e melhorar a eficácia do processo de ensino-aprendizagem, desde que os educadores se atualizem a medida que as novas tecnologias são introduzidas no ambiente escolar.

Sabemos, portanto, que em muitas escolas, alguns professores ainda adotam métodos tradicionais.

O educador deve ser crítico, ter uma visão otimista, ser construtor e responsável por uma educação de qualidade, buscando novos conhecimentos, contribuindo para que os alunos se sintam motivados a aprender. Sendo que juntos (alunos e professores) interagem uns com os outros, para inserir na sociedade cidadãos críticos, autônomos e decididos, capazes de fazer sua própria história e serem reconhecidos por sua capacidade intelectual.

A internet esta presente no dia-a-dia das pessoas. Como educadora faço uso da mesma para atualizar conteúdos programáticos, pesquisas e comunicação virtual sobre os mais variados assuntos (educacionais, econômico, políticos e sociais). Com esta rede temos a possibilidade de participar e viajar por este mundo globalizado.

Como a maioria das descobertas tecnológicas, os computadores foram construídos para suprir a necessidade de agilizar a comunicação e as mensagens, possibilitando os mais sofisticados trabalhos.

Percebe-se hoje, que o inventor do avião foi em busca da realização de seus projetos, motivado principalmente pelo desejo de mudança através do avanço tecnológico, da persistência e da operacionalização do seu saber.

A partir desses avanços chegamos à conclusão de que precisamos mais do que nunca ser autores, construtores e mediadores do conhecimento tendo como base a utilização das mídias, pois fazer educação nos dias atuais significa muito mais que repassar conteúdos. Compete, a nós professores a integração com as tecnologias, transformando as informações em conhecimento.